segunda-feira, 17 de agosto de 2009

3ª SERIE - HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE KALORÉ

APÓS LEITURA DO TEXTO,HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE KALORÉ, FAÇA UMA PRODUÇÃO DE TEXTO, RELATANDO AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS EM NOSSO MUNICÍPIO DESDE O INICIO ATE O MOMENTO ATUAL.
AO CONCLUIR O TEXTO, ENVIE PARA SUA PROFESSORA.


HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE KALORÉ

Todo município tem uma história. Vamos conhecer um pouco a história de Kaloré.
Há alguns anos atrás, nossa cidade não existia. Neste lugar havia apenas mato. A primeira clareira foi aberta onde está localizada a atual Igreja Matriz, onde também foi construída a primeira igreja do município.
O grupo de pessoas que iniciaram a derrubada neste lugar, foram comandados pelo desbravador Heleno Justino da Silva (Gato Preto), o qual é considerado oficialmente como fundador de Kaloré.
Estas pessoas começaram a construir casas simples, que eram feitas de troncos de árvores, cobertas por capim. Ao mesmo tempo começaram a fazer plantação de café, cereais e criação de animais.
Heleno Justino da Silva, o desbravador, comandou a abertura das primeiras ruas e fez a demarcação de datas neste município.
Este lugar tornou-se um povoado, o qual foi crescendo muito, devido ao grande número de pessoas que aqui chegavam à procura de riquezas, pois na época, o norte do Paraná significava o novo Eldorado.
Logo apareceram as primeiras casas de comércio, armazéns, uma farmácia, igreja e escola.
No local onde está a prefeitura foi erguida a primeira escola, tendo Rosalina de Lima como professora.
O município de Kaloré foi fundado em 1948 e até 1960 era distrito de Apucarana. Em 1960, Marumbi tornou-se município e Kaloré ficou sendo seu distrito.
Isto durou apenas um ano, pois os vereadores da época reivindicavam constantemente a emancipação de Kaloré que veio a acontecer no dia 07 de agosto de 1961. Porém, o município só foi instalado em 08 de dezembro de 1962.


Aos habitantes de Kaloré, dá-se o nome de Kaloreenses.
Kaloré possui um distrito, Jussara do Norte ou Jussiara.
A abertura da estrada Jussiara-Kaloré foi feita por volta de 1955, pois as pessoas para irem até Jandaia do Sul, tinham que ir por São Pedro do Ivaí, Bom Sucesso, sendo muito longe e difícil. Esta estrada foi aberta por um multirão, usando enxadas e enxadões.
A palavra Kaloré é originada dos índios kaingángues, que quer dizer “terra fofa e fértil, bastante cultivável”.
Kaloré possui uma forma oval, com área de 196 km2 está situado ao norte do Paraná e ao Sul do Brasil, fundada dentro de um vale ou de uma depressão.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) Kaloré no ano de 1992, quando foi feito um recenseamento possuía cerca de 6.344 habitantes, e isto é menos da metade da população da década de 70 neste município.
No último Censo realizado em 2007, a população é de 4624 habitantes.
O êxodo foi muito grande, tanto rural quanto urbano. E ainda hoje, grande quantidade de pessoas estão deixando nosso município em busca de vida melhor em outros lugares.
O transporte de Kaloré pode ser considerado bom.
As pessoas deste município se comunicam através de telefone, fax, correio, televisão, rádio, jornais, internet, e revistas que aqui circulam.
Nossa cidade está em desenvolvimento havendo ampliação do comércio, da área industrial, assistência social e outros setores.
Kaloré tem como principal fonte de recursos, sua agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui os alunos poderão tirar suas dúvidas sobre a matéria postada.